sábado, 15 de janeiro de 2011

Plágios Disney ²

Estou fazendo algumas pesquisas sobre os Plágios da Disney, pois eu acho isso algo extremamente interessante e espero que vocês,leitores também apreciem.Não sei vem quantos post serão sobre o assunto,mas depois desse talvez haja só mais um,quem sabe...


Kimba, o Leão Branco (Jungle Taiten Leo no original) é um mangá que foi lançado em 1950 na revista Manga Shonen. A obra é do mangaká Osamu Tesuka que também ficou conhecido pelo sucesso Astro Boy.
O mangá começa contando a história de Panja, um leão branco que busca livrar os animais selvagens do medo imposto pelos homens e por outros animais. Nessa busca, Panja comete o erro de libertar o gado das fazendas vizinhas, fazendo com que dois caçadores profissionais fossem contratados para matá-lo. Estes caçadores primeiramente tentam atraí-lo para uma armadilha utilizando o rugido de uma leoa mas falham, vindo depois a capturar a leoa de Panja e levar ela até um desfiladeiro. Panja quando chega até o local é morto e a fêmea é encaminhada para um navio que a levaria até um zoológico. 
Durante esta travessia ela dá a luz a Kimba, ao qual ensina os ideais do pai. Acaba ocorrendo então uma forte tempestade, e a leoa diz a seu filhote para voltar a selva e ocupar o trono que era de seu pai. Ainda na tempestade os dois se separam e Kimba acaba se perdendo no oceano, indo parar em Londres e Paris, chegando depois de muito tempo na África. 


Em sua terra ele se depara com o leão Bobo ocupando seu trono que retoma após luta e assim Kimba pôde tornar seu mundo animal mais civilizado ensinando os animais a falar a língua humana e a largar a vida de carnívoros. Claro que houve resistência a essa nova regência mas o rei pode contar com seus aliados(o papagaio Poly, o humano Jonathan, o antílope Bucky, o mandril André e diversos outros). Até se tornar adulto o felino ainda passa por várias aventuras.
O mangá virou animê em 1965, e alcançou um sucesso estrondoso pois foi o primeiro desenho animado a ser colorido no Japão. Além do sucesso na Terra do Sol Nascente, o animê foi exportado junto com Astro Boy para o Ocidente com o título de Kimba, The White Leon. Todo esse sucesso fez com que Tesuka fosse intitulado de o 'Deus dos Mangás'. O animê continha 52 episódios e teve a duração de um ano, sofrendo várias prorrogações após isso.




Quem já viu Rei Leão e não conhecia este mangá deve ter encontrado muitas semelhanças, dentre as quais é possível citar: os nomes Kimba vs Simba, ambas mostram um leãozinho que perde o pai e tem seu reinado ameaçado por outros animais(hienas, leão malvado), uma leoazinha apaixonada pelo herói, pássaro falante, macaco conselheiro... Inclusive algumas tomadas são parecidíssimas com as sequências de quadros na história de Kimba, como a famosa cena do penhasco.


É claro que com o sucesso estrondoso de Rei Leão em 1994 o filme foi passado no Japão, e lá alguns fãs de Tesuka começaram a notar semelhanças entre as histórias. Foi então que os herdeiros do mangaká entraram com uma ação judicial contra a Disney, mas acabaram retirando-a pois viram que não chegariam a lugar nenhum. Estes então passaram a pedir que nos créditos do filme fosse escrito "baseado no mangá Jungle Taitei de Osamu Tesuka". Até hoje a Walt Disney não acrescentou isso nos créditos.
Por mais que tenham todas estas semelhanças, a Walt Disney continua repetindo "foi tudo mera coincidência", "a companhia nunca ouviu falar em Kimba" e por possuir muito dinheiro todos engoliram esta frase. O mais incrível é que alguns desenhistas da Disney foram vistos assistindo aos episódios de Kimba. Há ainda relatos de que inicialmente o Rei Leão era para ser branco, mas sua cor fora mudada posteriormente.
Poucos anos atrás a viúva do mangaká quis "abafar" essa história de plágio, dizendo que se sentiu lisongeada pela homenagem da Disney, e que isso era algo justo pois Tesuka se inspirou nas criações da Walt Disney no começo de sua carreira.







Fonte: Lais Wosniack

0 comentários:

Postar um comentário

Comente:
Dê sua opinião!
*Mas não use palavras de baixo calão nem espalhe spam*
Ah,e não se preocupe,você não precisa digitar aquelas letrinhas de verificação chatas,que a maioria dos blogs possui.

580 First Edition © 2008/2011 Template by:
SkinCorner and Laris Karin
LK 580